logocie.pngO conhecimento científico tem vindo a revelar-se, cada vez mais, como uma via para a resolução de problemas, sobretudo se for divulgado. As Universidades e outras Instituições de Ensino Superior devem ter uma intervenção efetiva nas sociedades contemporâneas.

O curso de Licenciatura em Enfermagem na Universidade de Cabo-Verde (Uni-CV) iniciou as suas atividades no ano letivo 2008/2009 e oferece, atualmente, os cursos de complemento de formação em Enfermagem e o curso de Licenciatura em Enfermagem. Está integrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia e possui dois polos de ensino, uma na cidade da Praia (Campus do Palmarejo) e outra no Mindelo (Campus Ribeira Julião). A conceção do curso foi em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra- Portugal que, desde o início, se mostrou interessada em colaborar na qualificação dos enfermeiros cabo-verdianos, na formação de professores, bem como na melhoria dos cuidados de enfermagem prestados em Cabo Verde.

A Enfermagem tem registado, nos últimos anos, uma evolução significativa ao nível do conhecimento científico e da formação, ao nível tecnológico e ao nível da filosofia dos cuidados resultantes de mudanças socioculturais, políticas, económicas, demográficas e epidemiológicas das sociedades modernas. Os desafios que se colocam hoje aos enfermeiros, em Cabo Verde como em outros países do Mundo Ocidental, têm sobretudo que ver com a complexidade das situações de saúde e de doença que exigem uma abordagem interdisciplinar. Neste sentido, no âmbito das para comemorações dos 10 anos do curso na Uni-CV, vamos realizar o Primeiro Congresso internacional de Enfermagem em Cabo Verde sob o lema “10 Anos de formação Superior: construção, percurso e perspetiva” trazendo investigadores internacionais com trabalhos realizados na área da enfermagem que visam promover a divulgação e análise de conhecimentos produzido dentro da área de enfermagem.